Se nunca viu num rótulo a palavra Rabaçal, agradeço que não afirme que já comeu Queijo do Rabaçal!

Indevidamente, o nome Queijo Rabaçal, está de tal forma instalado nos queijos produzidos na zona do Rabaçal, que mais de metade dos ditos “consumidores” deste produto nunca o provaram!

Sim é verdade…para ser Queijo Rabaçal é necessário muito mais do que ser feito no Rabaçal.

Na verdade, o nome Rabaçal está protegido para um produto que, por sua vez, se encontra protegido por um caderno de especificações. 

O queijo Rabaçal DOP (Denominação de Origem Protegida) é um queijo curado, branco-mate, com poucos ou nenhuns olhos pequenos e irregulares, produzido de acordo com o caderno de especificações que obriga a uma mistura de ovelha e cabra por ação do coalho animal.

Denominação de Origem Protegida é a designação regulamentada pela União Europeia que protege os nomes dos produtos cuja produção, elaboração e transformação ocorrem numa região delimitada, com um saber-fazer devidamente reconhecido e verificado.

Garante ao consumidor que o produto tem um sabor e aroma diferenciados, que foi obtido ou processado de forma tradicional, que tem  ligação ao território e ao saber fazer, e que foi sujeito a um rigoroso sistema de controlo independente. 

Qualquer produto DOP apresenta uma respetiva menção, assim como a marca de conformidade e o logotipo comunitário. 

Os produtos DOP são únicos! Os queijos do Rabaçal são únicos e, atualmente, apenas existem 4 produtores autorizados ao fabrico deste produto. 

Os queijos do Rabaçal têm aquele sabor porque nascem naquelas paisagens de Sicó, ajudam o território onde nasceram, criam emprego, mantém as tradições, são trunfos para o turismo e são a identidade de uma região. 

Certamente este tema daria um novo post neste blog, mas acho pertinente a discussão da importância de nós consumidores procurarmos e adquirimos produtos DOP. 

Ao consumirmos produto DOP, nomeadamente Queijo do Rabaçal DOP, contribuímos para a valorização e proteção dos produtos tradicionais. 

Os produtos agro-alimentares DOP são produtos portadores de elevado conteúdo simbólico, associado à ruralidade, à natureza, à nostalgia de um tempo passado, a um desejo de pertença de uma dada região e de enraizamento de um certo regionalismo. 

Se existe muito bom queijo feito no Rabaçal? Sim existe!

Mas respeitemos as origens de quem trabalha pela identidade de uma região e de quem tem custos associados à manutenção deste produto. Por respeito a eles, não vulgarizem o nome  Rabaçal a produtos que não respeitam a história e a identidade.

Consuma Queijo Rabaçal DOP, consuma a história desta região!